Santa Catarina é destaque com premiação na 1ª Mostra Saúde com Agente

Santa Catarina é destaque com premiação na 1ª Mostra Saúde com Agente

19 de dezembro de 2023


Santa Catarina foi destaque na 1ª Mostra Saúde Com Agente, evento de premiação realizado pelo CONASEMS, no dia 13 de dezembro, em Brasília. O município de São Ludgero, levou uma das premiações para a Região Sul do País com o trabalho “Susper Agentes contra a dengue – visitando, orientando e prevenindo” apresentado por Jéssica Pignatel e Viviane de Sousa Espíndola. A secretária de Saúde, Morgana Rech da Silva lembrou que o projeto ainda está ocorrendo no município. É um trabalho feito com a articulação de visitas compartilhadas – em cem por cento das residências dos bairros onde tem mais possibilidades de criadouros da dengue – com os agentes comunitários e agentes de combate às endemias. Após, os dados são preenchidos no formulário eletrônico, no tablet, e chegam para o setor de endemias que faz a fiscalização. O programa é executado por todos os profissionais.

De acordo com a enfermeira técnica Greice Lessa Baldin o outro momento do projeto é a formação de crianças como superagentes. “Fomos para as escolas apresentar um teatro sobre a doença e fizemos uma atividade lúdica e formação de superagentes para elas. Entregamos capas, máscaras e certificados. Com isso, foi possível trabalhar a orientação para as crianças para que pudessem auxiliar e levar as informações para as suas casas. São mais de quatrocentas crianças que passaram por esse processo de formação.”

Para o município de São Ludgero foi uma premiação importante, porque foram apresentados 200 trabalhos em Brasília. O Sul teve 21 trabalhos selecionados (sete de cada estado) e, destes, dois foram premiados por região do país. O segundo premiado foi do Rio Grande do Sul.

Outro município presente no evento foi Sangão com a experiênciaInteração efetiva do ACE: Identificando áreas de vulnerabilidade para ações prioritárias”, autoras Caroline Frasson Vieira (ACE) e Jaqueline Corrêa (ACS). A secretária de saúde, Samira Casagrande de Souza lembrou que o projeto envolveu 21 ACS, 1 ACE.

Catanduvas também representou Santa Catarina com o trabalho desenvolvido pelas técnicas Francieli Xavier de Almeida (ACS) e Nelci da Costa Dal Bem (ACE) sobre Câncer de Mama “Outubro Rosa: Ame-se, cuide-se e previna-se”. A experiência foi uma das selecionadas entre 500 inscrições nacionais e vai fazer parte do catálogo do CONASEMS, destacou a secretária de Saúde de Catanduvas, Marisete Luvison Marcon.

A cerimônia teve a presença de 400 ACSs e ACEs de todas as regiões do país e representando os mais de 170 mil formandos nos cursos técnicos ofertados pela iniciativa do programa Saúde com Agente, agora denominado Mais Saúde com Agente. A segunda turma do programa está prevista para iniciar em fevereiro de 2024.

São Ludgero  Catanduvas
Fotos: CONASEMS/Mateus Vidigal
19/12/23
Assessoria de Imprensa COSEMS/SC
Com informações do CONASEMS,
Secretarias de Saúde de São Ludgero, Sangão e Catanduvas
e apoiadoras COSEMS/SC Michelli Voss – região de Laguna
e Alessandra Daros Nunes – região do Meio-Oeste

Compartilhe esta notícia: