Quem somos

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, COSEMS/SC, é uma entidade que representa potencialmente os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários Municipais de Saúde como membros-efetivos.

 

MISSÃO

Promover autonomia e fortalecimento dos municípios catarinenses através de representação federativa, apoio técnico, governança e compliance.

VISÃO

Ser exemplo de gestão pública para os municípios do Estado de Santa Catarina com representatividade assertiva, gestão baseada em evidências e comunicação estratégica.

VALORES

Transparência; Legalidade; Compromisso; Confiança; Organização; Inovação; Resolutividade.


Finalidades

Funcionar como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus associados;
Promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal;
Diligenciar no sentido de que as Secretarias Municipais de Saúde participem nas decisões tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais, que lhes interessem diretamente;
Encaminhar aos órgãos competentes propostas para equacionar os problemas da área da saúde;
Promover estudos e propor soluções aos problemas relativos ao desenvolvimento da área da saúde;
Orientar e promover a realização de congressos, conferências, seminários e outros eventos de interesse do setor saúde;
Garantir representação das Secretarias Municipais de Saúde em toda e qualquer comissão da esfera estadual constituída para tratar de assuntos de interesse do setor saúde.

 

Representação Política

Os membros do COSEMS/SC fazem parte de todas as instâncias deliberativas e de negociação do setor saúde, como: Conselho Estadual de Saúde (CES), Comissão Inergestores Bipartite (CIB), Comissões Temáticas e Câmaras Técnicas, além de representação junto ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT).