Em virtude das dificuldades enfrentadas pelos municípios para aquisição de diversos medicamentos, tanto de uso hospitalar quanto de uso na rede básica, o CONASEMS disponibilizou um aplicativo para que os gestores possam registrar quais medicamentos estão em falta.
No aplicativo também é possível registrar a falta de contrastes (substâncias que auxiliam na realização de exames de imagem). Embora não sejam produtos comumente adquiridos pelos municípios, estes podem relatar as faltas informadas pelos seus prestadores de serviços.
O “Monitora AF” é um aplicativo mobile, acessado via celular, que tem por finalidade REGISTRAR EVENTOS DE DESABASTECIMENTO DE MEDICAMENTOS NO TERRITÓRIO NACIONAL. O aplicativo se destina aos gestores e responsáveis pela área da ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA dos municípios.
No seu celular, vá até a loja de aplicativos (play store, app store, app device) e digite “monitora af”. Baixe o app. e, caso ainda não possua, faça seu cadastro na rede do CONASEMS através do próprio aplicativo.
Havendo dificuldade com cadastro novo, faça o cadastro pelo link: https://congresso.conasems.org.br/cadastro-basico/
Usuários das marcas Apple e Android (Google) poderão baixar o aplicativo das lojas virtuais e prestar as informações com toda a segurança e sigilo.
Coleta de dados referente ao desabastecimento de medicamentos relativo à gestão da assistência farmacêutica no âmbito municipal, estadual e federal – para subsídio à representação dos municípios no SUS.
Dúvidas: monitoraaf@conasems.org.br