Mais Médicos: COSEMS/SC sedia acolhimento de profissionais que atuarão em SC

Mais Médicos: COSEMS/SC sedia acolhimento de profissionais que atuarão em SC

29 de abril de 2025


O COSEMS/SC sedia, nesta terça-feira (29), o acolhimento dos profissionais selecionados para atuarem em Santa Catarina no programa Mais Médicos. Neste primeiro momento, oito profissionais serão incorporados no estado por meio da política pública do governo federal. De acordo com o Ministério da Saúde, Porto União receberá dois desses médicos, enquanto Campos Novos, Canoinhas, Lajeado Grande, Leoberto Leal, Navegantes e São Cristóvão do Sul receberão um profissional cada.

Conforme prevê o novo edital, anunciado em março, SC deve receber 84 médicos ao todo. Esses profissionais fazem parte de um grupo de 407 profissionais formados no exterior, que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) no último dia 11. Eles atuarão em equipes de Saúde da Família, garantindo atendimento de qualidade e encaminhamento adequado para especialistas, quando necessário.

Segundo informações divulgadas pelo governo federal em março deste ano, Santa Catarina tem 1.011 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 889 delas ocupadas e nove em processo de ocupação. Os profissionais alcançam cerca de 2,16 milhões de habitantes.

Com a chegada desses médicos, o Ministério da Saúde espera impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena.

Participaram do acolhimento desses profissionais na sede do COSEMS/SC, além dos médicos selecionados no programa, representantes do Ministério de Saúde (MS), da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Conselho Estadual de Saúde, secretários municipais e apoiadores do COSEMS.

Quase 25 mil médicos em atuação

Com a meta de alcançar 28 mil profissionais até o final de 2025, o Programa Mais Médicos já assegura assistência a mais de 64 milhões de pessoas em todo o Brasil. Atualmente, cerca de 24,9 mil médicos atuam em 4,2 mil municípios, o que corresponde a 77% do território nacional. Dentre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões.


Compartilhe esta notícia: