O COSEMS SC realizou durante nos dias 2 a 4 de maio o 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, na cidade de Chapecó. Com o apoio da Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Saúde, o evento recebeu gestores municipais, prefeitos, técnicos das prefeituras, técnico da Secretaria de Estado da Saúde e público em geral. Ao todo 1.166 pessoas participaram do congresso durante os três dias de evento.
1ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS
Durante o Congresso, foi realizada a estreia da Mostra Catarinense Aqui tem SUS. Foram inscritos 203 trabalhos referentes à 72 municípios. Os trabalhos foram pré-selecionados por avaliadores externos, que tomaram como base os critérios estabelecidos por edital. Os critérios seguidos, por sua vez, tomam como base as normativas da Mostra Nacional. Foram pré-selecionados 40 trabalhos e durante o evento, 21 trabalhos se classificarão para a etapa nacional.
Práticas integrativas
Uma das atividades do 68º Congresso foram as práticas integrativas – organizada pela Secretaria de Saúde de Chapecó, que ofereceu no espaço sessões de acupuntura, reiki, massoterapia e auriculoterapia. As Práticas Integrativas foram incorporadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) como práticas de medicina integrativa e complementar. Ao todo, o SUS oferece aos pacientes 29 procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo sistema público de saúde. Durante o 68º Congresso foram atendidas 280 pessoas nas PICS.
No dia 02 de maio foram realizadas no período matutino as o apresentações da Mostra Catarinense Aqui Tem SUS, sendo que durante as referidas apresentações a entrada no congresso foi franca, visando prestigiar ao máximo possível as experiências municipais.
No início da tarde se deu a Abertura Oficial do Congresso, com falas de autoridades e do Presidente do COSEMS SC Sidnei Bellé. Em sua fala Bellé destacou à importância do COSEMS nas ações relacionadas à saúde pública catarinense e deu as boas vindas aos congressistas.
Durante a Abertura Oficial a Secretaria de Estado da Saúde destacou à importância do combate permanente ao mosquito Aedes Aegypt.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO AEDES SES SC ABERTURA CONGRESSO
Prêmio “Amigo do COSEMS”
Duranta a cerimonia de abertura do congresso, o COSEMS SC concedeu uma pequena homenagem à pessoas parceiras do COSEMS SC. O prêmio “Amigo do COSEMS” foi entregue ao Secretário Executivo do Conselho Estadual de Saúde, José Carlos da Cruz, que colabora com o COSEMS em todos os congressos realizados; para a Secretária Executiva da Comissão Intergestores Bipartite – Lourdes da Costa Remor, que atua diariamente com o COSEMS para os encaminhamentos das discussões Bipartites e ao Presidente do CONASEMS, Mauro Guimarães Junqueira, por sua atuação à nível nacional em defesa da gestão pública municipal em saúde e da saúde pública brasileira.
Conferência Magna
A conferência Magna foi realizada pelo Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, Mauro Guimarães Junqueira, que apresentou o cenário da gestão municipal de saúde na conjuntara atual, com os respectivos desafios e avanços obtidos e necessários.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO MAURO PRESIDENTE CONASEMS ABERTURA CONGRESSO
Nova modalidade de repasse do financiamento no Sus e a interface com o planejamento
A primeira mesa redonda do Congresso contou com a presença do Diretor do Fundo Nacional de Saúde, Antônio de Oliveira Júnior, a assessora técnica do CONASEMS, Blenda Leite e teve a coordenação da vice presidente do COSEMS SC, Maria Regia Soar.
Com o objetivo principal de abordar a implementação da Portaria nº 3.992/2017 que unificou as contas de custeio e implementação da estratégia do “SUS LEGAL”, a discussão foi rica nos debates e questionamentos, dando luz a aspectos operacionais e legais aos quais os municípios devem estar atentos.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO PORTARIA 3992 BLENDA CONASEMS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO PORTARIA 3992 JUNIOR FNS CONGRESSO
O segundo dia de Congresso iniciou logo cedo, com debates na área da atenção básica, contanto com o anfiteatro do Centro de Eventos municipal mais uma vez lotado.
PNAB – A regulamentação da nova política da atenção básica, a assistência e o financiamento
A discussão contou com a presença do Secretário de Saúde do município de Goianésia – GO, Hisham Mohamad Hamida, com a referência técnica do Ministério da Saúde, Graziela Tavares, a assessora técnica do COSEMS Paraná e membro do GT CIT da Atenção Básica Maria da Penha Sapata e a gerente da AB da Secretaria de Estado da Saúde, Lisete Contin.
Com a coordenação da Secretária Municipal de Saúde de Botuverá SC, Márcia Cansian, a mesa redonda abordou o status atual da nova PNAB, quanto da sua regulamentação e consequente implementação. Trazendo à luz dos ouvintes o cenário atual no que tange o financiamento e temas relevantes como a vinculação do cidadão ao território e a interface da Atenção Básica como coordenadora do cuidado e ordenadora do sistema cumprindo seu papel na promoção da saúde e proteção às doenças.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO PNAB HISHAM CONASEMS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO PNAB GRAZIELA MS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO AB PENHA COSEMS PR CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO SES AB CONGRESSO
Informação em saúde estratégia digisus/e-saúde
O terceiro debate do congresso abordou a informação em saúde. Participaram da atividade o Coordenador Geral dos Sistemas de Informação – CGSI do Ministério da Saúde, Leandro Panitz e a Assessora Técnica do CONASEMS Marizélia Moreira, com a coordenação do Assessor Técnico do COSEMS SC, Diogo Demarchi Silva.
Foram apresentadas as ações em andamento à nível nacional, com enfoque na implementação do Conjunto Minimo de Dados – CMD e na ação de Governança da Informação junto aos COSEMS desencadeada pelo CONASEMS recentemente.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO LEANDRO CGSI MS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO MARIZÉLIA CONASEMS CONGRESSO
CIB – Reunião da Comissão Intergestores Bipartite ampliada
No inicio da tarde do segundo dia de congresso ocorreu a 220ª Reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB de Santa Catarina.
A Política de Regulação no Sistema Único de Saúde em Santa Catarina e os consórcios
Após a realização da reunião ordinária da CIB, deu-se inicio a discussão relacionada a Regulação em Saúde. O assunto, que atualmente é prioritário em SC, foi o mais extenso do evento, com discussões e diversos questionamentos por parte dos gestores e técnicos municipais.
A discussão contou com a pArticipação do Coordenador Geral de Regulação e Avaliação do Ministério da Saúde – João Marcelo Barreto Silva, a Superintendente de Regulação e Serviços Especializados da Secretaria de Estado da Saúde – Karin Cristine Geller, a Promotora da 33ª PJ do Ministério Público Estadual de Santa Catarina – Dra. Caroline Cabral Zonta e o Diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI) – Cleones Hostins, tendo a coordenação realizada pelo Assessor Técnico de Regulação em Saúde do COSEMS/SC, Clemilson Augusto de Souza.
Foi debatida a política de regulação do acesso à assistência em saúde no Estado de Santa Catarina, com enfoque no cenário nacional e o acompanhamento da implementação da Lei Estadual nº 17.066/2017. Tanto Ministério da Saúde, quanto Secretaria de Estado da Saúde apresentaram o status atual e as perspectivas da referida politica. O Ministério Público, por sua vez, apresentou as ações integradas realizadas pela instituição. O debate tabém contou com apresentação do papel dos consórcios na politica estadual de saúde.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO REGULAÇÃO CAROLINE MP SC CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO JOÃO REGULAÇÃO MS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO CONSÓRCIOS CLEONES CONGRESSO
O terceiro dia de congresso iniciou com a premiação dos 21 trabalhos escolhidas dentro da Mostra Catarinense Aqui Tem SUS. Os referidos trabalhos irão ter a possibilidade de apresentar suas experiencias no 34º Congresso do CONASEMS, em Belém do Pará (CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO).
CLIQUE AQUI E CONFIRA OS 21 TRABALHOS PREMIADOS
As discussões no terceiro dia do congresso foram divididas em três locais:
Atualizações na gestão da assistência farmacêutica
A discussão da assistência farmacêutica foram intensas e duraram a manhã inteira do terceiro dia do evento. Foram debatidas atualizações no âmbito da gestão na assistência farmacêutica, sendo abordados temas como: Base Nacional da Assistência Farmacêutica Avanços na AF; Banco de Preços em Saúde; Eficiência no uso de recursos na AF: fazendo mais com menos; Estrutura e organização da AF, padronização de medicamentos (listas regionais) e modelos de aquisição (atas de RP estaduais, consórcios etc).
Participaram da mesa de discussão o assessor técnico do CONASEMS, Elton Chaves; o Apoiador do COSEMS/SC – Guilherme Pupo; o técnico do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, Ivan Ricardo Zimmermann e a Gerente de Administração da Diretoria de Assistência Farmacêutica da SES SC, Georgia Hoffer, tal mesa foi coordenada pela técnica da SMS Florianópolis e referência Técnica do COSEMS SC, Luciana Savi. Florianópolis/COSEMS.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO AF ELTON CONASEMS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO AF DIAF SES CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO AF COSEMS SC CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO AF BNDAF MS CONGRESSO
A Vigilância em Saúde Integrada com a Rede da Atenção Básica
Outra discussão importante que ocorreu durante a manhã do terceiro dia de evento foi relacionada ao papel da Vigilância em Saúde integrada com a Atenção Básica. Participaram da discussão o Assessor Técnico do CONASEMS Alessandro Chagas, a Gerente de Atenção Básica da SES, Lisete Contin, além de outros profissionais da SES SC. O debate foi conduzido pelo Secretário Municipal de Saúd de Cunha Porã/SC, Alexandre Fagundes.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO VS E AB CONASEMS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO SES AB E VS LISETE CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO SAÚDE TRABALHADOR SES CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO DENGUES JOÃO SUV CONGRESSO
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS
A ultima discussão que ocorreu em paralelo foi sobre as práticas integrativas e complementares em saúde – PICS. O debate e apresentação de experiencias ocorreu com apresentações da Dra. Kiciosan da Silva Bernardi Galli -UDESC e Dra Maria Eneida UFFS com experiencias exitosas, além da Coordenadora do SAST de Chapecó Solange de Fátima Cardoso. A atividade foi coordenada e conduzida pelo Coordenador das PICS no Ministério d Saúde, Daniel Miele Amado.
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO DRA KICIOSAN UDESC PICS CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO PNIC CHARLES CONGRESSO
CLIQUE AQUI – APRESENTAÇÃO PNIC CHAPECÓ CONGRESSO
O encerramento do 68º Congresso do COSEMS SC aconteceu ao fim da manhã do dia 05 de maio, com entregas de brindes e relato sobre as atividades que COSEMS SC esta desenvolvendo, além de agradecimentos pela realização do evento à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Chapecó, assim como todos os envolvidos.