O COSEMS SC participou da audiência com realizada com o Ministro da Saúde e autoridades realizada no dia 26 de janeiro, em Florianópolis.
Na oportunidade o Ministro pontuou inúmeras ações realizada em sua gestão e as perspectivas para o futuro. Destacou, ainda, os valores anunciados – R$ 30,5 milhões de verbas contingenciadas do último ano e R$ 126,2 milhões de emendas parlamentares – liberados no fim de 2016, ou publicados em Portarias no mês de dezembro de 2016. Ao todo, são 55 serviços distribuídos em 35 municípios voltados para os atendimentos de urgência e emergência, custeio de serviços hospitalares e ambulatoriais.
O Ministro destacou que: “Todos os pedidos de Santa Catarina foram atendidos, indistintamente. Haverá, sim, um grande avanço no Estado para a área de saúde. Estamos fazendo o possível diante da situação fiscal que passa o Brasil”.
A vice Presidente do COSEMS SC e Secretária de Saúde de Blumenau Maria Regina de Souza Soar entregou em mãos, para o ministro, documento com as demandas de interesse das Secretarias Municipais de Saúde e seus gestores, e pontuou ainda que: “O COSEMS como organização representativa dos municípios está e sempre estará presente nestes tipos de eventos. Agradecemos desde já o apoio recebido do Fórum Parlamentar Catarinense, por intermédio do senador Dalírio Beber e deputada Carmen Zanotto, em nos apoiar junto as demandas existentes”, destacou a Vice Presidente.
Foram entregues anexo ao documento as seguintes solicitações:
-Relação dos municípios que aguardam Habilitações que já tramitam no MS para Implante Coclear, IGH ( Incentivo para qualificação em gestão hospitalar) e UCP ( unidade de cuidados prolongados)
– Relação dos municípios que aguardam credenciamento para ESF, ESB, NASF e ACS anos 2014 a 2016;
– Relação de municípios que aguardam Portaria de Habilitação para : PNAISP;
– Relação de municípios que ja tem Portaria de Habilitação mas aguardam Portaria de Custeio para CEO e LRPD
Estiveram presentes no evento pelo COSEMS SC: Maria Regina de Souza Soar (Vice Presidente e Secretária de Blumenau) e Geraldo Azzolini (Diretor Executivo).