Contagem regressiva para o maior congresso de saúde pública do mundo

Contagem regressiva para o maior congresso de saúde pública do mundo

24 de junho de 2026


COSEMS/SC representará os municípios catarinenses no Congresso do CONASEMS, que acontece de 12 a 15 de julho, em Porto Alegre

Faltam poucos dias para o início do XXXIX Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o CONASEMS. Entre os dias 12 e 15 de julho de 2026, gestores, trabalhadores e representantes da saúde pública de todas as regiões do Brasil estarão reunidos no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, para uma ampla programação de debates, troca de experiências e construção de caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Considerado o maior congresso de saúde pública do mundo, o encontro terá a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, COSEMS/SC, que representará os municípios catarinenses e acompanhará as principais discussões relacionadas à gestão municipal do SUS.

A presença de Santa Catarina também será marcada pelo reconhecimento de experiências desenvolvidas no Estado. Projetos das Secretarias Municipais de Saúde de Indaial, Jaraguá do Sul e Joinville foram selecionados pelo CONASEMS para a gravação de um webdoc, que posteriormente será transformado em conteúdo para o Curso de Aperfeiçoamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde.

As iniciativas contemplam as áreas de gestão, saúde mental e vigilância epidemiológica. Os trabalhos mostram como soluções construídas dentro dos municípios podem qualificar processos, fortalecer equipes e melhorar o cuidado oferecido à população.

Para a presidente do COSEMS/SC, Sinara Simioni, a participação no congresso amplia a troca de conhecimentos e fortalece a presença dos municípios catarinenses no debate nacional sobre a saúde pública.

“Estamos em contagem regressiva para um dos momentos mais importantes do ano para a gestão municipal da saúde. O congresso permite compartilhar experiências, conhecer soluções aplicadas em diferentes regiões e levar para o cenário nacional a realidade dos nossos municípios. O reconhecimento dos projetos catarinenses também demonstra a capacidade das equipes de inovar, organizar processos e construir respostas que fazem diferença no atendimento à população”, destaca Sinara.

Um dos pontos centrais da programação será a 21ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, iniciativa que reconhece experiências desenvolvidas nos municípios e que vêm transformando a realidade da saúde pública brasileira. A Mostra promove a circulação de práticas que podem inspirar novas estratégias e ser adaptadas por gestores e profissionais de diferentes localidades.

A expectativa é de mais uma edição com grande participação. Em 2025, realizado em Belo Horizonte, o congresso alcançou a marca histórica de 14.197 inscritos, incluindo 2.461 secretários e secretárias municipais de Saúde.

Com a aproximação do evento, o COSEMS/SC se prepara para acompanhar os debates, fortalecer a articulação com representantes de todo o país e valorizar o trabalho realizado diariamente pelas gestões municipais catarinenses na construção de um SUS mais eficiente, acessível e conectado às necessidades de cada território.

 


Compartilhe esta notícia:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support