Congresso promove ampla programação científica que reforça o fortalecimento do SUS

Congresso promove ampla programação científica que reforça o fortalecimento do SUS

18 de novembro de 2023


Por três dias, Florianópolis foi sede do Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento ocorreu, no CentroSul, de 16 a 18 de novembro, com a realização do COSEMS/SC e a organização dos Conselhos do RS/PR/SP/RJ/MG/ES/GO/MT/MS e CONASEMS. Foram apoiadores a Prefeitura de Florianópolis, FECAM, OPAS/OMS, Governo do Estado de SC-Secretaria da Saúde, Ministério da Saúde e SUS.

Uma ampla programação científica abordou os mais variados temas, tais como: Atenção Primária, Financiamento da Saúde, Atenção Especializada em Saúde, Proadi-SUS e Telesaúde, Oficinas ImunizaSUS, Programa Mais Médicos, Gestão dos Serviços Farmacêuticos, Estratégias Eficientes para a Comunicação em Saúde, Utilização dos Saldos em Conta e apresentação de Feira de Experiências Bem SUScedidas com trabalhos das três regiões do país. No evento também foi realizado o II Simpósio de Consórcios Intermunicipais de Saúde. No total, foram desenvolvidas 48 atividades principais com desdobramentos de temas que envolveram uma centena de palestrantes.

A presidente do COSEMS/SC, Sinara Simioni destacou, na solenidade de abertura, que a empatia, dedicação e resiliência são fundamentais para desenvolver as ações diárias para ofertar saúde de qualidade à população nos municípios. Durante o evento, o estado de Santa Catarina foi, outra vez, atingido por chuvas volumosas que provocaram enchentes em várias regiões e o COSEMS/SC, por meio da sua diretoria manifestou solidariedade e colocou-se à disposição para auxiliar aos secretários de saúde e a população dessas localidades.

O presidente do CONASEMS, Hisham Hamida disse que “nós temos uma missão de ter um sistema de saúde cada vez mais garantido, cada vez mais fortalecido e nós temos o protagonismo no resgate do SUS e de levar adiante esse sentimento de pertencimento à toda população brasileira”. A Secretária da Saúde de SC, Carmen Zanotto lembrou da importância do Congresso, que visa fomentar discussões técnicas e políticas, compartilhar experiências de gestão e promover a capacitação de equipes municipais com a finalidade de fortalecer o SUS.

Na solenidade de abertura também estavam presentes Helvécio Magalhães, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Fábio Baccheretti, presidente do CONASS, Julio Pedroza, da OPAS/OMS, Topázio Silveira Neto, prefeito de Florianópolis e Orvino Coelho de Ávila, prefeito de São José – município que foi premiado no webdoc – 6ª temporada – Brasil, aqui tem SUS com o documentário “Ambulatrans – ambulatório para atendimento integral à população transgênero”. O Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste movimentou um público estimado em mais de 3,5 mil pessoas entre congressistas, palestrantes, apoiadores e patrocinadores.

18/11/23
Assessoria de imprensa COSEMS/SC
Crédito foto: Divulgação/FotoCongresso


Compartilhe esta notícia: