Aberta a Campanha de Multivacinação em Santa Catarina

Aberta a Campanha de Multivacinação em Santa Catarina

16 de outubro de 2023


Municípios e Estado lançaram, no sábado, 14, a Campanha de Multivacinação a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. A Campanha segue até o dia 28 de outubro, com o Dia “D”, sábado, dia 21, no qual os postos de saúde ficam abertos para a vacinação.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC), promoveram dois eventos de lançamento – em Florianópolis e São José – com a presença da presidente do COSEMS/SC, Sinara Simioni, Secretária da Saúde Carmen Zanotto, secretária da Capital Cristina Pauluci, do Superintendente do Ministério da Saúde Sylvio da Costa Junior, dos prefeitos Topázio Neto e Orvino Coelho de Ávila e do presidente da Comissão de Saúde da Alesc , deputado Neodi Saretta.

Para a presidente do COSEMS/SC Sinara Simioni esses momentos têm o significado de lembrar aos pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes para a importância de imunizar esses grupos. A imunização é uma proteção contra diversas doenças que podem comprometer o futuro dessas gerações. Estado e municípios estão mobilizados para contribuir com essa causa da saúde que é a de levar mais qualidade de vida para a população.

Santa Catarina passa por um momento difícil de fortes chuvas e enchentes que atingiram mais da metade dos municípios e nesses casos, conforme definiram o Estado, em conjunto com o COSEMS/SC, a Campanha de Multivacinação será ampliada além do dia 28, assim que estas localidades retomem suas atividades.

Durante a Campanha serão oferecidas todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e vacinas de Campanha que protegem contra mais de 20 doenças. A Secretaria de Estado da Saúde orienta que os municípios, além de ofertarem doses nas unidades básicas de saúde, também o façam em locais de grande circulação de pessoas, como escolas, praças, shoppings, parques, para que seja possível resgatar o maior número de crianças e adolescentes não vacinados.

Pais e responsáveis podem aproveitar a oportunidade para atualizar as suas cadernetas de vacinação. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacinas, de forma gratuita, para pessoas de todas as idades, desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e para os idosos. Existem também doses específicas para as gestantes.

 

Assessoria de Imprensa COSEMS/SC
Com informações da SES/SC
Fotos Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM

Compartilhe esta notícia: