COSEMS/SC representará os municípios catarinenses no Congresso do CONASEMS, que acontece de 12 a 15 de julho, em Porto Alegre
Faltam poucos dias para o início do XXXIX Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o CONASEMS. Entre os dias 12 e 15 de julho de 2026, gestores, trabalhadores e representantes da saúde pública de todas as regiões do Brasil estarão reunidos no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, para uma ampla programação de debates, troca de experiências e construção de caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Considerado o maior congresso de saúde pública do mundo, o encontro terá a participação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, COSEMS/SC, que representará os municípios catarinenses e acompanhará as principais discussões relacionadas à gestão municipal do SUS.
A presença de Santa Catarina também será marcada pelo reconhecimento de experiências desenvolvidas no Estado. Projetos das Secretarias Municipais de Saúde de Indaial, Jaraguá do Sul e Joinville foram selecionados pelo CONASEMS para a gravação de um webdoc, que posteriormente será transformado em conteúdo para o Curso de Aperfeiçoamento da Atenção Primária do Ministério da Saúde.
As iniciativas contemplam as áreas de gestão, saúde mental e vigilância epidemiológica. Os trabalhos mostram como soluções construídas dentro dos municípios podem qualificar processos, fortalecer equipes e melhorar o cuidado oferecido à população.
Para a presidente do COSEMS/SC, Sinara Simioni, a participação no congresso amplia a troca de conhecimentos e fortalece a presença dos municípios catarinenses no debate nacional sobre a saúde pública.
“Estamos em contagem regressiva para um dos momentos mais importantes do ano para a gestão municipal da saúde. O congresso permite compartilhar experiências, conhecer soluções aplicadas em diferentes regiões e levar para o cenário nacional a realidade dos nossos municípios. O reconhecimento dos projetos catarinenses também demonstra a capacidade das equipes de inovar, organizar processos e construir respostas que fazem diferença no atendimento à população”, destaca Sinara.
Um dos pontos centrais da programação será a 21ª Mostra Brasil, aqui tem SUS, iniciativa que reconhece experiências desenvolvidas nos municípios e que vêm transformando a realidade da saúde pública brasileira. A Mostra promove a circulação de práticas que podem inspirar novas estratégias e ser adaptadas por gestores e profissionais de diferentes localidades.
A expectativa é de mais uma edição com grande participação. Em 2025, realizado em Belo Horizonte, o congresso alcançou a marca histórica de 14.197 inscritos, incluindo 2.461 secretários e secretárias municipais de Saúde.
Com a aproximação do evento, o COSEMS/SC se prepara para acompanhar os debates, fortalecer a articulação com representantes de todo o país e valorizar o trabalho realizado diariamente pelas gestões municipais catarinenses na construção de um SUS mais eficiente, acessível e conectado às necessidades de cada território.