Santa Catarina foi um dos estados do país que mais vacinou contra a influenza até hoje. A imunização começou no dia 10 e, até esta terça-feira (13), mais de um milhão de pessoas foram imunizadas. Somente no Dia D, foram 163 mil vacinados.
Maria Cristina Willemann, coordenadora técnica e assessora de vigilância em saúde do COSEMS/SC, destaca que o número é um importante passo para SC minimizar os riscos de internação e agravamento por influenza, mas pontua que a cobertura vacinal de grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) ainda é de apenas 27%.
“Ainda tem muita gente vulnerável e com potencial risco de agravamento para vacinar. Então, os municípios devem continuar as suas ações de vacinação, utilizar todas as doses que estão em seus estoques para proteger a sua população e, pincipalmente, priorizar aqueles com maior risco de agravamento e de internação. Vamos continuar esse trabalho para enfrentar o inverno com a população ainda mais protegida”, reforça.
Vale destacar que o governo estadual, junto ao COSEMS, assinaram um ofício em que comunicam que, desde o dia 10 de maio, a vacina está disponível para toda população a partir dos 6 meses de idade.