Com o aumento considerado dos casos de dengue no Estado, a Serra Catarinense intensificou as ações de combate do Aedes aegypti mosquito transmissor. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda. O doente pode apresentar sintomas diversos e o quadro pode se agravar coso não haja assistência. É importante procurar ajuda nos estabelecimentos de saúde o mais breve possível. Preocupados com o cenário, o município de Palmeira e a equipe de saúde em parceria do meio ambiente, realizou coleta de lixos diversos e materiais em desuso. Dedicaram os dias para sensibilizar a população em relação aos cuidados obrigatórios para que não haja proliferação do mosquito.
As visitas foram feitas em todas as áreas do município e realizadas abordagens na rodovia SC-114, em parceria com a polícia militar rodoviária, com a distribuição de panfletos informativos e educativos.
“É preciso lembrar que a doença só chega onde existe o mosquito transmissor. Portanto, a melhor forma de se prevenir contra a dengue é evitar a chegada e proliferação do mosquito em nossa cidade. A dengue é uma doença perigosa que, dependendo da gravidade, pode matar. Precisamos estar atentos”, enfatizou a Secretária de Saúde, Ritchelly Cardoso.
A apoiadora do COSEMS/SC para a região da Serra Catarinense, Odila Maria Waldrich expressa a importância em trabalhar a prevenção através da sensibilização da população e alertar para os malefícios da doença. Conforme Odila, a prevenção é a melhor e mais eficiente forma de evitar a dengue e suas diversas formas. O exemplo de integração de Palmeira com outros setores e serviços e o apoio da população são fundamentais no combate à doença.