Para ampliar o aumento da oferta de serviços especializados com a utilização de novos meios tecnológicos e inovadores, a Secretaria Municipal de Saúde de Lages, abriu, no mês de março, edital de chamada pública para Teleconsulta Médica Clínica Geral e Teleconsulta Médica na Especialidade de Neurologia.
Foram realizadas consultas em Neurologia e Clínica Geral durante 45 dias. Este período visou averiguar os desdobramentos nos atendimentos e a aceitação desta nova opção de atendimento por parte da população.
O objetivo do projeto é reduzir as filas das especialidades e aumentar a capacidade de atendimento das Unidades de Saúde.
Para a realização da Teleconsulta, será respeitada a prioridade já estabelecida pelo SISREG – Sistema Nacional de Regulação. Na Unidade de Saúde (clínico geral) ou na Policlínica Municipal (neurologista), será utilizado um Tablet, conectado por videochamada, a um médico, que atenderá o paciente de forma virtual, pela internet.
“O paciente poderá estar acompanhado, se desejar, de um técnico de enfermagem ou enfermeiro, para auxiliar no atendimento, se necessário, e realizar a entrega de impressões, como receita, atestado ou pedido de exames. E, além disso, poderemos aumentar o número de atendimentos clínicos nas Unidades de Saúde, que é uma grande reinvindicação da população”, afirma o Secretário Municipal da Saúde Claiton Camargo de Souza.
A apoiadora do COSEMS/SC Odila Waldrich lembra que com a pandeia da Covid-19 as teleconsultas foram as opções mais utilizadas e com resultados significativos. Porém, a demanda por solicitação de atendimentos cresceu substancialmente, bem como as necessidades de saúde da população, obrigando os serviços de saúde a buscar alternativas de melhoria tanto na qualidade quanto no acesso dos serviços aos seus usuários. A implantação desse serviço proporcionará agilidade e resolutividade aos atendimentos.